Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2020: Itália


DIODATO - "FAI RUMORE"




Jessica Mendes: Ano após ano a Itália apresenta músicas de qualidade superior. É inevitável e é por isso que costuma estar sempre entre os meus favoritos. “Fai rumore” parece-me inferior ao que esperamos do país. É um pouco desinteressante e demora demasiado tempo até desenvolver. Há mais foco na voz e menos na música e a Itália costuma ter uma mistura muito saúdavel de ambas.

João Vermelho: Acho o instrumental incrível e com uma melodia muito bonita que ajuda imenso o tema a ganhar a força que tem, há apenas uns sons perto e durante o primeiro refrão que me incomodam um pouco… 

Neuza Ferreira: Nem vale a pena reforçar a ideia que a Itália consegue sempre ter instrumentais decentes. No entanto, “Fai Rumore” não é decente. É uma masterpiece.

Pedro Lopes: É bom, mas está um bocadinho próximo de tocar no limiar do antiquado. Acredito que até possa ser esse o objetivo, de tornar a música ‘intemporal’. Gosto muito do grande acompanhamento ao piano, e a parte em que aparece mais isolado. Ou seja, quando está mesmo sem a voz por trás… é! 

Tiago Lopes: Faz lembrar um genérico de uma novela ou simplesmente um tema do Pedro Abrunhosa. Este ano ficam abaixo do habitual.


Jessica Mendes: Diodato tem uma voz incrível sem dúvida. Se gosto de ouvir tanta berraria? Nem por isso e não é a isso que estou habituada por parte da Itália.

João Vermelho: Gosto muito do timbre do Diodato, mas ainda não consegui perceber se gosto ou não da voz dele no refrão, há vezes que gosto outras que não. 

Neuza Ferreira: Quando idealizo uma ótima voz e um ótimo intérprete, nunca chego a nenhuma única conclusão porque há n artistas de qualidade que me passam pela cabeça. Não conheço o trabalho do Diodato para além de “Fai Rumore”, mas completamente que está nessa lista de n artistas.

Pedro Lopes: O Diodato é dono de uma voz forte e competente. Exequível do início ao fim, se bem que acho que a música até pedia alguma maior contenção vocal no refrão… mas essa é só a minha visão, eles lá sabem o que fazem. E tem de ir ao encontro do que ele diz, não é? 

Tiago Lopes: Diodato tem lá as qualidades. Só lhe pedia um bocadinho de força a mais.


Jessica Mendes: Não sei se é por o italiano ser naturalmente uma língua bonita, mas todas as canções de amor me soam ao mesmo exceto as italianas. Esta é só mais uma letra lindíssima. Não há grande história nem grande inovação, mas é maravilhosamente escrita.

João Vermelho: Uma das melhores letras deste ano, e em Italiano também era difícil de eu não gostar.

Neuza Ferreira: Se há letra que este ano me tocou, foi sem dúvida esta. “Fai Rumore” tem algo de especial.

Pedro Lopes: As músicas italianas são sempre feitas a pensar em tudo, no pacote completo. E a letra nunca é descurada, e muito bem, evidentemente. É muito bom estar em italiano, como deve estar sempre, e é característica de tantas histórias de casal e relações amorosas. Esta, capaz de marcar muitos que a escutam.

Tiago Lopes: É italiano! Podia estar escrito a pior coisa do mundo, que não é o caso,  e ainda assim iria ser apreciado. Fai Rumore é uma composição muito bonita. 


Jessica Mendes: 6 pontos.

João Vermelho: 10 pontos.

Neuza Ferreira: 10 pontos.

Pedro Lopes: 6 pontos.

Tiago Lopes: 4 pontos.

Total: 36 pontos


Jessica Mendes: Faz o barulho que quiseres, mas não ao pé de mim.

João Vermelho: “Mas talvez seja essa tempestade, o que me leva a você,
E eu sei, eu não deveria estar por perto, Sem escudo” alguém não anda a respeitar o isolamento social…

Neuza Ferreira: Que nunca deixemos de fazer barulho.

Pedro Lopes: Mal ele sabia que a Eurovisão 2020 se ia tornar num silêncio assombroso…

Tiago Lopes: Che non lo posso sopportare sem a Itália ganhar mais um ano.

1.º Lituânia - 53 pontos; 2.º Islândia - 47 pontos; 3.º Suécia - 46 pontos; 4.º Noruega - 44 pontos; 5.º Bulgária - 43 pontos; 6.º Rússia - 42 pontos; 7.º Suíça - 40 pontos; 8.º Azerbaijão - 39 pontos; 9.º Holanda - 37 pontos; 10.º Austrália - 37 pontos; 11.º Itália - 36 pontos; 12.º Ucrânia - 36 pontos; 13.º Irlanda - 35 pontos; 14.º Alemanha - 35 pontos; 15.º Roménia - 34 pontos; 16.º Malta - 33 pontos; 17.º Israel - 32 pontos; 18.º Dinamarca - 31 pontos; 19.º Finlândia - 31 pontos; 20.º Portugal - 29 pontos; 21.º Bélgica - 28 pontos; 22.º Polónia - 28 pontos; 23.º Arménia - 27 pontos; 24.º Grécia - 27 pontos; 25.º Espanha - 25 pontos 26.º Sérvia - 24 pontos; 27.º Áustria - 23 pontos; 28.º Albânia - 22 pontos; 29.º Estónia - 22 pontos; 30.º Letónia - 22 pontos; 31.º Chipre - 21 pontos; 32.º São Marino - 20 pontos; 33.º República Checa - 19 pontos; 34.º Bielorrússia - 19 pontos; 35.º Geórgia - 19 pontos; 36.º Eslovénia - 18 pontos; 37.º Croácia - 18 pontos; 38.º Macedónia do Norte - 17 pontos; 39.º França - 14 pontos; 40.º Moldávia - 14 pontos.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved