Novidades

latest

ESC 2021: emissoras emitem comunicados sobre os representantes da Eurovisão 2020


Depois do cancelamento da edição de 2020 do Festival Eurovisão da Canção, devido ao surto de COVID-19, algumas emissoras têm vindo a confirmar que os artistas de 2020 serão os mesmos a pisar o palco do ESC na edição do próximo ano. Dúvidas mantém-se quanto as músicas dos respetivos cantores.

Nos primeiros dias pós-cancelamento do Festival Eurovisão da Canção, várias já foram as emissoras a 'chegarem-se à frente', manifestando votos de tristeza pela decisão avançada, e dando conta das escolhas já pensadas (ou ainda a ponderar) sobre os artistas que tinham sido selecionados para a edição deste ano. Espanha, Países Baixos ou Grécia admitem manter os mesmos representantes em 2021, ao contrário da Suécia ou Estónia, que deverão colocar de lado os vencedores das respetivas finais nacionais. Quanto a Portugal, a emissora nacional aguarda novos desenvolvimentos da parte da UER, para uma decisão final.

Contudo, o órgão máximo ainda não avançou com quaisquer tipo de decisões no que aos artistas para 2020 diz respeito, e se os mesmos podem transitar para a edição do próximo ano, e, sobretudo, as canções, todas elas já divulgadas nas plataformas digitais.

Dia 19/03/2020

A Yle, emissora nacional da Finlândia também já avançou que irá realizar o UMK (final nacional do país) em 2021. Ainda sem mais detalhes, fica a questão de se o país continuará com Aksel Kankaanranta como representante, fazendo uma seletiva estilo 2018 (com Saara Aalto), ou se o intérprete está mesmo de fora da competição.


A juntar-se à lista dos intérpretes de 2020 que se mantém para o ESC 2021 temos Tornike Kipiani, o escolhido pela Geórgia depois de ter vencido o talent show "Ídolos". 


Portugal e a RTP, respetivamente, devem alinhar no grupo de países que aguardam novas indicações vindas do grupo de referência da Eurovisão, sem se saber ainda qual a decisão quanto à representação de Elisa, vencedora do FC 2020. Em entrevista ao Diário de Notícias, Gonçalo Madaíl admite ainda ser "muito cedo para se tomar qualquer decisão". "Já estávamos à espera desta decisão [de cancelar o Festival da Eurovisão]. Era a única decisão a tomar".



DIA 18/03/2020

18H30:

A BBC já emitiu um comunicado onde lamenta a situação em torno do cancelamento do Festival Eurovisão da Canção 2020, agradecendo todo o trabalho desenvolvido por James Newman, pela representação do Reino Unido. Fica no ar, assim, se o artista será a escolha para 2021...


17H30:

Na Grécia, a emissora avança que Stefania continuará como a representante do país. Na Irlanda e Arménia, as respetivas cantoras já reagiram ao comunicado da EBU, mostrando incertezas quanto à decisão (ainda por tomar) dos canais públicos de cada país.


16H40:

São muitos os países que deverão tardar a anunciar as suas decisões, aguardando novas diretrizes por parte da União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER). Hooverphonic, os representantes da Bélgica, escolhidos internamente, mantém-se em 2021! Contudo, o grupo admite querer competir com uma nova canção...


15H50:

Inversamente ao sucedido com a Suécia e a Estónia, países com finais nacionais, a Ucrânia, que todos os anos sedia o "Vidbir", já confirmou que os Go_A serão os representantes do país na Eurovisão 2021, deixando a dúvida sobre o que poderá acontecer com a seletiva, no próximo ano.


15H30:

Roxen, a representante internamente escolhida pela TVR, canal público da Roménia, deverá manter-se como a intérprete para 2021! No entanto, a emissora adianta que ainda serão analisadas todas as decisões, depois deste cancelamento em 2020, sem avançar com uma confirmação final. Na Bulgária, também fica a dúvida quanto à continuidade de uma representação com Victoria, depois da emissora afirmar ser necessário um período de avaliação da situação.


15H20:

A Suécia é o próximo país a indicar que as The Mamas não serão as representantes do país no ESC 2021, dando continuidade à realização do famoso Melodifestivalen. Já Damir Kedzo, representante da Cróacia, num post partilhado na rede social Instagram, confirma que estará em palco com as cores da bandeira croata, em 2021.  Também quanto a Malta, tudo indica que Destiny será a escolha para o próximo ano.


15H00:

Por outro lado, a emissora nacional da Estónia, ERR, já anunciou que Uku Suviste não será o representante do país na Eurovisão 2021, a não ser que o mesmo venha a competir novamente no Eesti Laul, final nacional do país para a Eurovisão. Quanto à Noruega, a emissora NRK afirma necessitar de reunir com o grupo executivo do canal, para avançar com uma decisão final... ficando em causa a continuidade da representação por parte de Ulrikke.


14H50:

Depois do anúncio, a RTVE, emissora de Espanha, foi a primeira a avançar que Blas Cantó se mantém como o representante de Espanha para a Eurovisão 2021. O cantor já reagiu ao cancelamento da edição deste ano, assumindo trabalhar deste cedo para dar o seu melhor no próximo ano. Também Jeangu Macrooy, representante dos Países Baixos, veio reagir oficialmente ao comunicado, admitindo a sua presença no ESC 2021.

14h30:

Festival Eurovisão da Canção 2020 cancelado devido ao surto do novo coronavírus. O comunicado oficial da EBU/UER dá conta de que o próximo período vai ser repleto de reuniões com diversas comissões aliadas ao Festival, tendo em mãos várias decisões, entre as quais: mesmos artistas e as mesmas canções? O que irá acontecer?

Relembre que, numa decisão inédita em 64 anos de realização de Festival Eurovisão da Canção, a União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) decidiu cancelar a edição deste ano como resposta equitária às medidas de combate mundial ao novo coronavírus, COVID-19. Muitos representantes do ESC 2020 reagiram às (más) notícias, como pode ver [AQUI].

Imagem: NRK TV

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved